sexta-feira, 13 de julho de 2012

Você sabia que mel não estraga?



É a única fonte de alimento conhecido que se mantém indefinidamente em sua forma bruta. Na verdade, o arqueólogo T.M. Davies descobriu uma jarra de 3.300 anos de mel em uma tumba egípcia que, para sua surpresa, estava em ótimas condições. 

Durante séculos, o mel foi o adoçante principal em todo o mundo. Relevos egípcios em túmulos do século III a.C. mostram trabalhadores recolhendo mel de colmeias. 

Manuscritos chineses do mesmo período contêm poemas e canções de louvor ao mel e seus muitos usos. Hoje, o mel continua sendo um ingrediente importante na culinária de quase todas as culturas.





Fonte: http://hypescience.com/

3 comentários:

  1. O mel puro não estraga quando armazenado em em recipiente limpo (também puro), porém azeda quando "armazenado em recipiente sujo (impuro)". Pitágoras não se equivocou. Assim mais aulas de biologia e também de filosofia. Veja: "uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.
    Mas tem seus segredos: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo na geladeira. Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher ou faca suja, úmida.
    Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e umidade.
    Quando o mel estraga, geralmente ele fermenta (culpa do aumento de umidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda.
    Como sei que o mel está fermentando?
    O produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.
    Como determinar se o mel é puro?
    Nenhum método caseiro é válido. Somente análises químicas feita em laboratórios, pode determinar a pureza do Mel.
    Desde a antiguidade o Mel é notícia em: Desenhos de cavernas, em ofertas aos deuses, em conservação de múmias, em papiros egípcios com receitas para diversas curas, em longevidade, em conservação de frutas, carnes, etc.
    A maioria das grandes civilizações primitivas considerava o mel e a abelha sagrados, milagrosos até".

    ResponderExcluir
  2. Complicado é encontrar mel puro. Se você tem um bom fornecedor, trate-o bem... rs

    ResponderExcluir