domingo, 15 de julho de 2012

Voltando a falar dos exageros: Risco de Câncer e Nitritos, estão muito mais presentes do que imaginamos.

Vamos formar um senso crítico? Para que assim você se torne um consumidor consciente, pois suas escolhas em médio a longo prazo são consequência da qualidade da saúde que você e sua família terão:

Hoje se consome muito mais carne vermelha do que antigamente.

A carne vermelha aumenta os riscos de se desenvolver câncer, já é bem esclarecido que o consumo excessivo de carne vermelha, mais do que 500g de carne vermelha cozida por semana, aumenta em 35% o risco de câncer de intestino grosso e o consumo excessivo de embutidos (presunto, lingüiça, salsicha) aumenta o risco em cerca de 50% de desenvolver este mesmo tipo de câncer. 

Os embutidos ainda aumentam risco de câncer de esôfago e estomago, por conterem muito nitrito que é usado como conservante.

Basta ler o rótulo do alimento em ingredientes, estará escrito "nitrito" na composição.
Entre alguns usos dos nitritos está em conservar a carne, mantendo a cor e inibindo o crescimento de microrganismos, no entanto os nitritos podem formar nitrosaminas que são cancerígenas. 

Nitrosaminas são compostos químicos cancerígenos de estrutura química R2N-N=O, são produzidas a partir de nitritos e  Amina. A sua formação pode ocorrer apenas sob certas certas condições, incluindo condições fortemente ácidas tais como a do interior do estômago humano. 

As nitrosaminas são mais freqüentemente encontradas em alimentos, pesticidas, tabaco, bebidas alcoólicas, medicamentos, cosméticos e no manuseio de máquinas industriais. Portanto, elas são encontradas em diversos gêneros alimentícios, industrializados ou contaminados.

Por consumo direto, os alimentos que contêm maiores quantidades de compostos N-nitroso (nitrosamina) são a cerveja, salsichas, as carnes e os peixes em conserva ou defumados, os queijos, os pescados processados ou cozidos e o toucinho defumado frito (bacon), todos industrializados.


Existe ainda o uso de aromatizantes com gosto de defumado, que aumenta
mais ainda o risco de danos ao material genético de seus consumidores.

Há estudos que associam as nitrosaminas e nitritos com o  risco de câncer em crianças - inclusive o câncer de cérebro. Observou-se um aumento da incidência quando associados com carnes em conserva como presunto, toucinho defumado e salsichas associado a uma alimentação pobre em diversidade de vitaminas naturais.

Por contaminação, encontramos altos níveis de nitritos  nos cereais e no leite. A principal fonte de nitratos na dieta está sendo através dos vegetais e em segundo plano, a água, cuja contaminação é proveniente das atividades agrícolas e industriais. Grandes concentrações de nitratos nos vegetais são, usualmente, conseqüência do uso excessivo de fertilizantes à base de nitrogênio.

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram vendidas 9,2 mil toneladas de fertilizantes no Brasil.

Porém, além de nitratos, os vegetais contêm também as vitaminas C (ácido ascórbico) e E (alfa-tocoferol), que têm a propriedade de bloquear a reação de nitrosação (combinação da amina com o nitrito que forma as aminas maléficas). A ingestão de frutas, vegetais frescos e de cereais integrais tem papel fundamental na inibição da formação de compostos N-nitroso, uma vez que estes fornecem, ainda, outras substâncias protetoras. Por isso, entenda, não é "modinha de nutricionista" incentivar o consumo de frutas e fibras, tem um bom motivo.

Outros inibidores da nitrosação reconhecidos incluem uma variedade de compostos polifenólicos (presentes em alguns tipos de uvas e vinhos), aminoácidos (principalmente os essenciais presentes na combinação de arroz e feijão), selênio (castanhas e amêndoas), sulfito (presente em frutas secas, mas não é recomendado para asmáticos) e uréia (fontes proteicas de preferência peixe e soja não transgênica), enquanto que os tiocianatos (comuns em pesticidas e na multimistura), formaldeídos (usados na agricultura, farmácia etc.) e haletos (comuns em solventes, DDT e BHC inseticidas poderosos),  podem catalisar (acelerar) a reação. 

A proteção contra diferentes neoplasias (formação de câncer) é observada através consumo de vegetais, frutas e cereais integrais - particularmente, as de estômago, cavidade oral, esôfago, pulmão, cólon e os tumores de cérebro na infância - tem sido referida por diversos estudo científicos.

Neste caso, precisamos fugir dos agrotóxicos, que entre em outra linha de contaminação, por este motivo é importante optar pelos alimentos orgânicos, ao menos os que estão entre os níveis mais elevados de contaminação (já citado aqui no blog: http://nutrikal.blogspot.com.br/2012/07/alimentos-com-maior-concentracao-de.html)

Se associarmos ao excesso de peso e a obesidade, que também são considerados fatores de risco, teremos taxas altíssimas de se desenvolver sérios problemas de saúde e para alguns tipos cânceres de mama, intestino, próstata e endométrio.



                     O câncer endometrial é um tumor canceroso do endométrio
                    (revestimento do útero), este é o câncer uterino mais comum.

Nestes casos também é comprovado que o consumo de fibras auxilia na prevenção de vários tipos de câncer e na prevenção do câncer de intestino e mama. 


O nível da saúde de hoje é fruto do nosso consumismo exagerado e inconsequente. Procure consumir a quantidade certa para manter sua saúde e busque sempre fontes alimentares mais naturais possíveis, informe-se!


A Saúde é Sua! Aprenda a cuidar Dela!


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário