sexta-feira, 19 de julho de 2013

Chá de hibisco pode causar tosse?


Pergunta:

An FYI. Minha mãe costumava tomar Lasinopril (sp?) para a pressão alta. Deu-lhe uma tosse seca terrível e ela parou de tomá-lo. Então eu li que chá de hibisco é bom para a pressão arterial elevada e comprei o chá de hibisco. Ela tomou o chá e ele fez sua tosse seca voltar (igual ao ingrediente ativo em lasinopril, ele deve vir de hibisco). Enfim, se você desenvolver uma tosse desconhecida, poderia ser a partir do chá de hibisco?

Resposta:


O mecanismo de ação para o efeito anti-hipertensivo de chá de hibisco parece ser o mesmo ( pelo menos em parte ) que o fármaco. Ambos hibisco e o lisinopril atuam para inibir uma enzima chamada ACE (angiotensin converting enzyme).
 
Quando os rins detectam uma queda da pressão arterial liberam uma enzima chamada renina na corrente sanguínea, que converte uma proteína secretada pelo nosso fígado em algo denominado angiotensina I que nos pulmões é convertido em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensina a ECA (ACE do inglês). Assim, angiotensina II age então na constrição de nossas artérias e aumenta a nossa pressão arterial.
 
De qualquer forma, lisinopril (e os fitonutrientea antocianinas, das tão brilhantemente coloridas flores de hibisco) inibe a ECA, impedindo a formação de angiotensina II e subsequente aumento da pressão arterial. Mas isso não é tudo que a ECA faz, ela também degrada bradicininas, que podem aumentar a sensibilidade do reflexo da tosse.

Então, essa é a razão pela qual as drogas inibidoras da ECA podem provocar tosse em até um terço dos usuários e faz sentido que hibisco possa causar uma reação similar. As plantas também podem ser poderosas! (Confira meu vídeo Usinas ). Então, não há dúvida de que a ciência pode fazer backup de sua intuição, muito obrigado por compartilhar (e me deixando mais geek sobre a fisiologia :). Se sua mãe desenvolve uma tosse crônica quando toma chá de hibisco, ela deveria parar de beber.

Michael Greger MD

Nenhum comentário:

Postar um comentário