terça-feira, 16 de julho de 2013

Entenda: Ácido Úrico é de Carne e Açúcar

Carne&Açúcar

Ácido Úrico é de Carne e Açúcar



De acordo com a legenda do vídeo:

20 de junho de 2013 por Michael Greger MD 

Os seres humanos há milhares de anos, perderam a capacidade para desintoxicar o ácido úrico. Que implicações isto tem para a nossa saúde hoje em dia?
Nossa história começa cerca de 15 milhões de anos atrás. Era a época do Mioceno. As coisas pareciam estar indo muito bem, até que, ao que parece, dois meteoritos flamejantes colidiram com o que é agora a Alemanha, com uma potência estimada de alguns milhões Hiroshimas. 
Como você pode ver nas imagens do vídeo Miocene Meteorites and Uric Acid, a cratera parece pitoresca agora mas na época havia um evento de extinção em massa, acabando muitos animais. Felizmente, o ancestral comum dos seres humanos e outros grandes primatas desenvolveram uma mutação que pode ter ajudado a sobreviver. Perdemos a capacidade de desintoxicar o ácido úrico. Por que é que uma coisa boa?
O ácido úrico é produzido naturalmente pelo corpo e pode nos ajudar a segurar a gordura, o que é bom, quando não há comida aos montes graças a um incômodo asteroide. O ácido úrico também nos ajuda a reter sódio, que é bom, se não há saleiros aos montes a fora na savana, e também age quimicamente como um antioxidante, o que é bom desde que o chá verde ainda não tenha sido inventado.
Avançando rapidamente, 15 milhões de anos. Quando temos sal e calorias abundantes, a última coisa que precisamos é de mais retenção de sódio e gordura.
Mas a parte antioxidante que gostamos. Infelizmente, nem todos os compostos antioxidantes são necessariamente bons para nós. Por exemplo, o conservante químico BHA funciona impedindo a oxidação dos alimentos, mas é razoavelmente um carcinógeno humano.

Da mesma forma, o ácido úrico é quimicamente um antioxidante, mas quando você tem muito em seu sangue pode se cristalizar nas articulações, causando uma doença dolorosa chamada gota. Níveis elevados de ácido úrico também podem nos colocar em situação de risco para a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, doença cardíaca, diabetes e morte. Então, mantendo os níveis de ácido úrico baixos é uma meta importante na dieta. Como fazemos isso? Ao evitar carne e açúcar (veja no vídeo Flesh and Fructose).
Não é surpresa que ambos, a carne e açúcar industriais, ficaram chateados com a última rodada de orientação alimentar do governo federal (EUA). Veja Dietary Guidelines: Pushback From Sugar, Salt and Meat Industries e Dietary Guidelines: Corporate Guidance.
A gota era uma das doenças da realeza, que costumava afetar só os "1%", a pequena minoria que era rica conseguia comer dietas ricas em carne. Agora todos nós podemos comer, e comemos feito reis e rainhas, três vezes por dia e sofremos das mesmas doenças. Sobre o "alimento dos camponeses" temos boas escolhas, os alimentos vegetais mais baratos, muitas vezes são os mais saudáveis. Veja   Eating Healthy on the Cheap e  Biggest Nutrition Bang For Your Buck.
Para saber mais sobre os perigos do consumo excessivo de sódio veja  Dietary Guidelines With a Grain of Big Salt  e Salt OK if Blood Pressure is OK?Para saber mais sobre comer com base em nossa herança evolutiva, consulte Paleolithic Lessons..
-Michael Greger, MD



Nenhum comentário:

Postar um comentário