quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O Livro Negro do Açúcar


Arquivo da UEFS


Trechos do livro:

"Açúcar e câncer 
O Prêmio Nobel de Medicina de 1931, Dr. German Otto Warburg, provou, pela primeira vez, que células cancerosas se alimentam de açúcar ou, como queiram, de glicose, e não de oxigênio como as células normais. A glicose abundantemente fornecida pela dieta açucarada nossa de cada dia proporciona o combustível preferido pelo tecido canceroso. "

"Falsificação de sucos de frutas 
Em um site da Geocities há um relatório da Altaga (Associação de Licenciados em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Galícia) sobre o problema da adulteração de sucos de frutas por adição de sacarose. O texto considera falta de escrúpulos a adulteração e uma deslealdade comercial suscetível de punição. Mas, bonzinhos, dizem que isso não chega a constituir um problema de saúde pública e que eles estão interessados apenas no aspecto de venda de gato por lebre. O texto diz que as alterações mais freqüentes são adição de água, açúcares, frutos de valor comercial inferior, extratos secundários de frutos e corantes."

"A Ingestão Diária Recomendável (IDR) de açúcar 

Numa página internética d além mar sobre os níveis seguros do consumo diário de açúcar (http/ / ruinuno.50megs.com/ exc_doce.html), há um texto, respeitante a erros alimentares, no qual um médico português, Emílio Peres, propõe o que nem a FDA nem a Anvisa fazem: sugerir um limite de consumo de açúcar diário para o ser humano. O Dr. Peres propõe que esse limite seja de 18 gramas de consumo diário médio e como bom lusitano acrescenta mas não todos os dias e ainda adverte: Com o estômago vazio o açúcar desnutre . Segundo ele em algumas regiões de Portugal o consumo per capita de açúcar alcança 50 quilos por ano e nessas quantidades o açúcar assume a categoria de um tóxico e o organismo sofre com o excesso de calorias. Na presença de açúcar o organismo trabalha como se estivesse diante de uma enorme quantidade de amido e exige do pâncreas uma produção exagerada e excessiva de insulina ."

---------------------

Boa leitura! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário